No decorrer dos anos os moradores de Guaiúba deram prova de devoção ao cristianismo, sobretudo nos momentos de aflição como os vividos nas secas de 1825 e 1845.
O sofrimento provocado pelas secas e por pestes que afligiam o Ceará, sensibilizou moradores e proprietários do lugar para a construção de uma Capela.
O sofrimento provocado pelas secas e por pestes que afligiam o Ceará, sensibilizou moradores e proprietários do lugar para a construção de uma Capela.
Em meados do século XIX, Domingos da Costa e Silva – o Domingão – sitiante em Guaiúba e possuidor do Engenho Rio Formoso na referida cidade, erguia uma pequena ermida de palha assentando a frente uma cruz de madeira. A Capela foi descrita pelo cientista Freire Alemão em visita a Guaiúba no ano de 1859 como sendo uma “pobre igreja sem aparência de templo, numa meia laranja, com praça em frente, guarnecida pelos dois lados e mais baixo que a igreja, por casas térreas e pobres”.
Em 1885 André Accioly de Vasconcelos, João Facundo de Menezes e Constantino da Costa e Silva resolveram construir a atual Matriz de Guaiúba. A nova capela ficou ainda por muito tempo incompleta, mas em 1898, nas Missões de Frei Davi de Milão, o povo de Guaiúba concluiu a igreja.
Essa fotografia apresenta a igreja no ano de 1932 e vê-se claramente que sua edificação foi realizada numa das partes mais altas da cidade, evidenciando talvez o fato de ser a Capela um espaço de fervor e destaque em meio a outros prédios públicos construídos na mesma época, como a Estação da Estrada de Ferro. Consta também nos altos de nossa história que o município começou a organizar toda sua área urbana em torno da Igreja Matriz e que com a construção e inauguração da Estação Ferroviária Guaiúba passou a ser habitada em novo espaço, dessa vez em torno desse novo prédio.
A próxima foto que será divulgada colocará em evidência o antigo cruzeiro da Igreja Matriz e aspectos que colaboraram para sua fixação naquele local.
É INCRÍVEL ESTA FOTO,NUNCA EU TINHA VISTO...ME LEMBREI DO FILME:DE VOLTA PARA O FUTURO...COMO EU GOSTARIA VOLTAR NO TEMPO,PARA EU VER...
ResponderExcluir