Querigma

Querigma, a pregação da Igreja cristã
 
Cristo ressuscitou, Aleluia!
Sim, ressuscitou de verdade, Aleluia!

Durante o tempo pascal, são proclamadas muitas leituras que retratam o início da Igreja e as primeiras pregações dos apóstolos sobre Jesus Cristo e salvação que Ele nos trouxe. Por isso, o blog Paróquia Missionária passa a exibir uma série de postagens sobre o Querigma, a essência da pregação cristã. Vamos aqui tentar compreender o que é o querigma, qual é o seu conteúdo, quais as suas características, como ele é anunciado hoje e como podemos fazer com que nossa paróquia e comunidades alicercem seu trabalho pastoral e de evangelização nesse discurso que nos remete ao coração da fé cristã. 





PARTE I - O QUE É QUERIGMA?

Cristo ressuscitou, Aleluia!Sim, ressuscitou de verdade, Aleluia!
A palavra “Querigma” vem do termo grego “kērygma”, que significa “o que um arauto anuncia”, bem como o próprio ato de anunciar. Pode ser traduzido como “proclamação”.

Na Grécia antiga, o arauto era o encarregado do rei ou do Estado de anunciar a mensagem que o governante queria que os outros conhecessem. Ele trazia um cetro ou bastão, simbolizando que estava dotado de autoridade oficial e, sem agir por conta própria, tinha a obrigação de anunciar somente aquilo que lhe havia sido designado. Na função do arauto, era importante não apenas a mensagem vinda do governante, mas a maneira de se proclamar essa mensagem – com força e autoridade.

É seguindo a comparação com a figura do arauto que o Novo Testamento emprega oito vezes o termo kērygma para designar a pregação da cristandade primitiva sobre Jesus Cristo. Para os primeiros cristãos, tratando-se de uma missão dada pelo próprio Cristo – o rei que envia seus arautos –, este discurso tem sua força e eficácia no poder de Cristo, de seu Espírito Santo.

O querigma é o “primeiro anúncio chocante do Evangelho que ressoa no decurso dos séculos” (LAUTORELLE; FISICHELLA, 1994), proclamando as verdades mais fundamentais da fé cristã a fim de suscitar no ouvinte a adesão a Jesus como Messias e Filho de Deus e, mediante essa fé e a conversão de vida, a salvação se atualiza para ele.

Nossa paróquia e comunidades cristãs precisam redescobrir essa que é a essência da Igreja. Como batizados, precisamos acolher o querigma e jogar nisso todo o nosso ser, dando verdadeiro testemunho de católico! Além disso, somos os arautos que o Rei, nosso Senhor Jesus Cristo, enviou ao mundo para anunciar sua mensagem de salvação para a humanidade. Peça ao Espírito Santo a graça de reconhecer essa vocação e de anunciar o Evangelho, onde quer que você esteja, com força, autoridade e ousadia!
Na próxima postagem, vamos buscar entender qual é o conteúdo básico do Querigma. Até lá!
Robério Nery
Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e membro do Grupo Amigos pela Fé, grupo de catequese da Paróquia de Guaiúba para jovens.
….....................................................................

Esta postagem sobre o Querigma é uma adaptação para o blog. Para conferir o texto completo na versão original, acesse:
NERY, Robério. A construção do discurso religioso na linguagem televisiva: a veiculação do Querigma no programa "Revolução Jesus". Fortaleza, CE, 2010. TCC (graduação em Comunicação Social ) - Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Curso de Comunicação Social, Fortaleza, 2010. <http://www.repositoriobib.ufc.br/000006/00000640.pdf>