sábado, 23 de abril de 2011

Celebração do Lucernário

CELEBRAÇÃO DO LUCERNÁRIO
01- ACOLHIDA (refrão contemplativo)
Oh! Luz do Senhor Que vem sobre a terra. Inunda meu ser resplandece sobre nós. (bis)
02- COMENTÁRIO INICIAL
O lucernário consiste em acender ritualmente as luzes ao cair da noite. Os cristãos celebram-no desde tempos remotos, Nele se jogam com o rico simbolismo da luz, através do qual é fácil passar da luz dos cosmos à luz que é Cristo. Na Nossa liturgia, a Vigília Pascal inicia com um solene rito do lucernário, com a bênção do fogo novo, à qual segue o acendimento do círio pascal. O fogo novo e a luz do círio são símbolos de Jesus ressuscitado que vence as trevas do mal.
Hoje a celebração que vamos fazer é simples: Depois da invocação divina, imersos na escuridão, o celebrante abençoa o fogo novo e depois acende o círio pascal no fogo e recita a antiguíssima oração da Tradição Apostólica. Depois, iremos cantar um hino à luz, enquanto vamos entrando lentamente em clima de oração ao lugar da celebração.
03- INVOCAÇÃO A SANTÍSSIMA TRINDADE
DIR: Agora como comunidade cristã invoquemos a Santíssima Trindade cantando; Em nome do Pai...
04- BENÇÃO DO FOGO
Oremos. Senhor, que por meio do Vosso Filho destes aos homens a claridade da vossa luz, santificai este fogo novo e concedei-nos que, pelo brilho de suas chamas, se inflamem os nossos corações para celebrarmos esta vigília de oração. Por Cristo nosso Senhor. Amém
(agora neste momento o celebrante ascende o círio ou a vela e diz:)
Nós vos damos graças, Senhor, por vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual nos iluminastes revelando-nos a luz incorruptível. Passada a duração do dia e chegados ao princípio da noite, tendo-nos saciado da luz do dia que criastes para nossa satisfação e não nos faltando agora, por vossa graça a luz da noite, nós Vos louvamos e Vos glorificamos pelo vosso Filho Jesus Cristo nosso Senhor, pelo qual a Vós glória, o poder e a honra, com o Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém. Aleluia!
05- HINO
Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar
- Tu anseias, eu bem sei, por salvação, tens desejo de banir, a escuridão abre, pois de par em par teu coração e deixa a luz do céu entrar.
- Cristo a luz do céu , em ti quer habitar para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e coração iluminar e deixa a luz do céu entrar.
- Que alegria andar ao brilho dessa luz vida eterna e paz no, coração produz Oh! Aceita agora o salvador Jesus e deixa a, luz do céu entrar.
06- LEITURA BIBLÍCA (Gn 1,1-5.14-19)
1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou "dia" e às trevas, "noite". Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia.14Deus disse: "Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firma­mento do céu e iluminem a terra". E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.
07- SILÊNCIO
08- SALMO 27
O Senhor é minha luz e salvação. O senhor é a proteção da minha vida.
- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa e é isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida.
- Não afasteis em vossa ira o vosso servo/ Sois vós o meu auxílio/ Não me esqueçais nem me deixeis abandonado/ Meu Deus e Salvador.
- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor.
09- CANTO DE ACLAMAÇÃO
Canto 01
Aleluia, alegria minha gente, Aleluia, Aleluia! (bis)
- O Senhor ressuscitou minha gente. Ele está vivo em nosso meio, Aleluia!
- O sepulcro está vazio minha gente, o Senhor Ressuscitou, aleluia!
Canto 02
Aclamemos Cristo ressurgido, aleluia!
- O Cordeiro que se imolou,/ ressurgiu e nos resgatou.
- Quem com Ele se entregar/ vai com Ele ressuscitar!
10- EVANGELHO
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 44Jesus exclamou: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. 50E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse”.
Palavra da salvação – Glória a vós Senhor!
11- SILÊNCIO
12- HOMILIA
13- CANTO
Dentro de mim existe uma luz, que me mostra por onde deverei andar, dentro de mim também mora Jesus Que me ensina buscar o seu jeito de amar.
Minha luz é Jesus. E Jesus me conduz. Pelos caminhos da paz
Dentro me mim existe um farol, que me mostra por onde deverei remar dentro de mim Jesus Cristo é o sol Que me ensina buscar o seu jeito de sonhar.
Dentro de mim existe um amor, que me faz entender e lutar por meu irmão, dentro de mim Jesus Cristo é o calor, que acendeu e aqueceu pra valer meu coração.
14- SAUDAÇÃO AO CÍRIO
Eis a luz de Cristo! – Demos graças a Deus!
15- MAGNIFICAT
Ant.: Jesus vem ao encontro das mulheres e as saúda; Convosco esteja a paz! Abraçaram seus pés e adoraram. Aleluia!
A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou meu espírito em Deus, meu Salvador; pois ele viu a pequenez de sua serva, desde e agora as gerações hão de chamar-me bendita. O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome! Seu amor de geração em geração chega a todos que o respeitam; e mostrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhos; derrubou os poderosos dos tronos e os humildes exaltou – de bens
saciou os famintos, despediu sem nada os ricos. – Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor. Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
16 - ORAÇÃO DOS FIEIS
- Senhor Jesus luz do mundo derramai suas bênçãos sobre os pastores da Igreja e que a luz de Cristo ressuscitado brilhem em suas obras e eles anunciem o teu reino com amor. Cantemos ao Senhor.
Ó Senhor, Senhor nesta noite escutai nossa prece
- Senhor Jesus luz do mundo derramai as sua bênçãos sobre todos os leigos anunciadores do evangelho para que se deixem converter pela sua palavra. Cantemos ao Senhor.
- Senhor Jesus luz do mundo derramai as sua bênçãos sobre todos deste grupo de catequese para que ouvindo e partilhando sua palavra possa crescer na fé. Cantemos ao Senhor.
17- ORAÇÃO FINAL (oração coleta da missa do próximo domingo)
18- AVISOS
19 - MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO
* Ceia de páscoa
20 - ABRAÇO DA PAZ
Quero te dar a paz do meu Senhor, com muito amor. (bis)
- Na flor vejo manifestar o poder da criação nos teus lábios eu vejo estar
O sorriso de um irmão, toda vez que eu te abraço e aperto a tua mão sinto forte o poder do amor dentro do meu coração.

2 comentários: