domingo, 29 de maio de 2011

Querigma, a pregação da Igreja cristã

PARTE II – QUAL É O CONTEÚDO DO QUERIGMA?

Como o querigma é um anúncio voltado principalmente para os que ainda não creem, seu conteúdo é essencialmente aquele núcleo básico de fé sem o qual a adesão a Cristo seria impossível. E entre tantos pontos da fé e doutrina cristãs, aquele que é o seu fundamento está resumido na morte e ressurreição de Jesus Cristo.

‘que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze’. Este texto, que aparece na sua estrutura mais clara em Coríntios 15:3, é normalmente conhecido como Querigma (kérygma) (...). Toda a fé cristã está de certa forma alicerçada nestas palavras. (PORTO, 2008).

O querigma não é falar simplesmente da morte de Jesus, fato que para muitos judeus da época passou despercebido. “No meio da multidão [em Jerusalém durante a festa da Páscoa] (...), pouca gente deve ter se comovido com a prisão e morte de mais um judeu agitador – a não ser um punhado de parentes e amigos pobres”. (CAVALCANTE, 2006). Nem falar simplesmente da sua ressurreição, pois a Bíblia cita outros casos de pessoas que também ressuscitaram (Mt 27, 52-53; Jo 11, 41-44).

A pregação dos cristãos, de acordo com aquilo que já havia sido dito nas Escrituras – “a Lei, os Profetas e os Salmos” (Lc 24,44) –, era de que, por sua morte, Cristo tomou sobre si os pecados da humanidade e que, por isso, perdoava e libertava o homem de suas culpas, reconciliando-o com o Pai. Por sua ressurreição, Ele venceu toda soberania e se colocou como Senhor, concedendo ao homem gratuitamente a salvação e lhe dando a possibilidade de participar da vida eterna. “A atualidade salvífica do kērygma é própria de seu conteúdo” (RETAMALES, 2006).

O núcleo da pregação querigmática é, portanto, a morte e a ressurreição de Jesus, o Cristo (Messias), o Senhor, o Filho único de Deus enviado pelo Pai, sendo que esta morte e esta ressurreição comunicam a salvação para a humanidade.

Como a proclamação do querigma convoca o ouvinte a uma resposta de fé concreta, faz parte de seu conteúdo também a metanoia ou conversão de vida. Iniciou-se o kairós, o “tempo da graça”, em que Deus salva o seu povo. É a proximidade do Reino de Deus, e isso torna urgente a mudança de vida. Daí serem incluídos no conteúdo querigmático os convites ao arrependimento dos pecados e à mudança de vida como condições para aderir a Cristo.

Na próxima postagem, vai procurar entender as características do Querigma. Até lá!


Robério Nery

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e membro do Grupo Amigos pela Fé, grupo de catequese da Paróquia de Guaiúba para jovens.

….....................................................................

Esta postagem sobre o Querigma é uma adaptação para o blog. Para conferir o texto completo na versão original, acesse:

NERY, Robério. A construção do discurso religioso na linguagem televisiva: a veiculação do Querigma no programa "Revolução Jesus". Fortaleza, CE, 2010. TCC (graduação em Comunicação Social ) - Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Curso de Comunicação Social, Fortaleza, 2010. <http://www.repositoriobib.ufc.br/000006/00000640.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário