segunda-feira, 4 de julho de 2011

Peregrinação ao Santuário de Quixadá

Que alegria quando ouvi que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!'
Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor”. (Sl 121)


Muitos fiéis de nossa paróquia viveram a experiência de atualizar este salmo em suas vidas ao participarem da peregrinação ao Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, no domingo, dia 03 de julho. Situado a mais de 500m de altura, a peregrinação ao Santuário recordou a subida que Jesus e os judeus piedosos faziam (e fazem) à cidade santa de Jerusalém, que também fica numa montanha. Cantando ou recitando os chamados “salmos da subida” (84, 120, 121, 125 e 134) enquanto subiam uma pequena parte do longo trajeto, o grupo de mais de 100 paroquianos da sede e dos distritos deixava o cansaço ceder lugar à fé e à alegria por estarem subindo “à casa do Senhor”.

Esse espírito de oração já vinha sendo alimentado desde a saída dos ônibus da Praça do Santo Cruzeiro, na sede de Guaiúba, por volta das 6h30. Durante o trajeto à Quixadá, os peregrinos rezaram as Laudes (retirada da Liturgia das Horas, é a oração oficial da Igreja rezada pela manhã em todo o mundo), neste dia em honra à Solenidade de São Pedro e São Paulo, fundamentos da Igreja. Depois recitaram devotamente o Terço Mariano, com leituras bíblicas e vários cânticos.

Ao chegarem ao Santuário, depois de um momento de integração com o local, os fiéis participaram da Santa Missa, celebrada pelo bispo da diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, e concelebrada por nosso pároco Pe Emilio Cesar.

Depois da fraternidade e descontração durante o almoço, o grupo retornou ao Santuário para um momento de “deserto”, oração silenciosa que busca um encontro mais pessoal e íntimo com Deus. A motivação para tal veio do trecho do Evangelho que narra a Transfiguração (Lc 9, 28-36), quando Jesus sobe à montanha com alguns discípulos para orar e lá seu rosto e suas vestes brilham, revelando a glória e esplendor de sua realidade divina. Aparecem ao seu lado Moisés e Elias, dois homens que no Antigo Testamento viveram experiências de encontro com Deus na montanha. Após orientações dadas por Pe. Emilio, os fiéis se recolheram em adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento, buscando contemplar a glória de Deus no alto da montanha.

Por volta das 14h30 os paroquianos desceram a montanha e, não mais silenciando como os discípulos a respeito do que viram na Transfiguração (Lc 9, 36) – porque agora Jesus já ressuscitou – , voltam aos grupos de catequese e ao cotidiano de suas vidas para viverem e anunciarem a experiência com o Cristo vivo e cheio de amor, que manifesta sua glória divina na fragilidade do filho da Virgem, Imaculada e Rainha.


6 comentários:

  1. "O Bom Pastor tem comunhão e unidade com suas ovelhas" (Jo 10, 14).
    Parabéns por todo trabalho lindo que vens realizando em Guaiúba. Saudades Amigo. Abraaaços

    ResponderExcluir
  2. Idalice, obrigado pelo comentário. A nossa comunidade lhe espera para outra visita. Que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda equipe de organização e claro ao nosso Padre Emilio, infelizmente não pude ir, mas minha mãe foi e amou e logo que tiver outra iremos. Continue assim, pois, logo logo teremos mais ovelhas nesse rebanho maravilhoso que o senhor conduz. Sua Benção Padre.

    ResponderExcluir
  4. Kilvia, obrigado pelas suas palavras de incentivo. Espero que você esteja na próxima peregrinação. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. parabéns a todos q participaro dessa peligrinação, eu nã pude ir mais a familia do meu namorado foi e amaram,eu acho q o padre emilio sabe quem é,é o seu frasquin da itacima. e q DEUS possa o abençõa-lo. ana marcia..

    ResponderExcluir
  6. Ana Márcia, espero lhe ver na próxima peregrinação. Quero também lhe convidar para a catequese de adultos que acontece em Itacima toda sexta-feira às 19 na casa paroquial. Vá e leve seu namorado. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir