domingo, 4 de setembro de 2011

Apresentação do Livro da Festa do Santo Cruzeiro


“Este é o meu Filho amado; escutai-o” (Mc 9,7).

Estas palavras foram ouvidas por três discípulos no alto do monte Tabor, local onde Jesus, quando orava ao Pai, se transfigurou e manifestou quem ele era realmente: Deus. Pedro, João e Tiago estavam eufóricos e confusos diante daquela visão: Jesus, fulgurante de luz e de beleza, conversava com Moisés e Elias sobre aquilo que deveria acontecer consigo em Jerusalém, seu êxodo (Lc 9,31).

De repente, uma nuvem cobre a todos e do céu uma voz: “Este é o meu Filho amado; escutai-o”. Logo após, tudo voltou ao normal: Jesus estava sozinho, com sua fisionomia humana. Desce a montanha com eles como se nada tivesse acontecido. Teria sido um sonho? Mais à frente Jesus anuncia pela segunda vez que deveria sofrer, morrer e ressuscitar em Jerusalém (Mc 9,20ss).

Nós, que somos cristãos, sabemos o desenrolar de toda essa história, mas muitas vezes não percebemos o que há em suas entrelinhas e a mensagem que traz para nossas vidas. Qual a mensagem que Jesus, o Filho amado de Deus Pai, nos dirige do alto da cruz? O que Jesus deseja lhe falar durante a Festa do Santo Cruzeiro? Esta mensagem pode mudar a sua vida!

Por isso lhe convidamos a participar todas as noites da novena e da celebração em honra da Exaltação da Santa Cruz. Começamos às 18h30min com cantos e orações (novena). Às 19h, teremos diversos padres que nos ajudarão a refletir sobre a Palavra de Deus e a partir o pão eucarístico (Missa). Às 20h, nossa experiência de fé se transforma em confraternização e festa por meio das barracas de comidas típicas, músicas populares e regionais, brincadeiras, parque etc. É a mensagem de Jesus que deseja se transformar em cultura de vida (parte social).

A grande novidade deste ano é que à frente das noitadas estão os grupos de catequese de adultos dos bairros de nossa cidade. Além deles, participam conosco nossos grandes parceiros: Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Cultura do município de Guaiúba.

Gostaríamos que a alegria do São João das Catequeses que fizemos na Praça do Santo Cruzeiro no dia 25 de junho se repetisse durante todas as noites. Se isso acontecer, iremos testemunhar para a cidade de Guaiúba os valores que o Evangelho de Jesus Cristo nos ensina sobre a família, a vida, a festa e a alegria.

Que Deus abençoe a todos que irão participar e servir em nossa festa.

Pe. Emilio Cesar

Pároco de Guaiúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário