sábado, 16 de fevereiro de 2013

I DOMINGO DA QUARESMA





Queridos irmãos e irmãs,

A palavra “Quaresma” deriva de quadragésima, ou quarenta dias. O número 40 nos recorda alguns episódios da Bíblia: quarenta dias que o povo passou no deserto em busca da terra prometida; quarenta dias que Moisés passou em cima do monte para receber as tábuas da lei; quarenta dias que o profeta Elias correu, alimentado só com o pão e a água dados pelo anjo, até chegar ao monte de Deus; quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar a sua pregação. Como se percebe, quarenta na Bíblia sempre era tempo de preparação para um acontecimento importante que viria depois: terra prometida, tábuas da lei, monte Horeb, pregação. O tempo da Quaresma também serve de preparação para algo mais importante: o tempo da Páscoa, quando celebramos a morte e ressurreição do Senhor.
O evangelho de hoje nos indica como devemos viver esse período. Jesus, cheio do Espírito Santo, é conduzido pelo mesmo Espírito a um lugar solitário para rezar. A Quaresma é um tempo de graça e conversão no qual a Igreja nos convida a fazer um grande retiro em preparação para a Páscoa. Sem sair das nossas casas, nem dos nossos trabalhos, somos convidados a separar um tempo do nosso dia, pelo menos 15 minutos, para nos dedicar à leitura da Palavra de Deus e à oração. Podemos fazer ao longo da semana a leitura do evangelho do domingo seguinte. Assim estaremos nos preparando para a celebração dominical, além de estarmos procurando viver este evangelho no dia a dia. Para quem diz que não tem tempo de rezar, é bom lembrar a resposta de Jesus ao diabo: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4, 8). Não podemos cair na tentação de transformar coisas boas que Deus nos deu em deuses da nossa vida, que tomam o Seu lugar: família, trabalho, filhos, lazeres.
Além da oração, a Igreja nos indica o jejum e a penitência como instrumentos para acolher a graça que Deus derrama sobre nós neste tempo favorável. O jejum foi o que Jesus fez durante os quarenta dias e a Igreja nos convida a fazê-lo na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, mas podemos estender esta prática para todas as sextas-feiras deste tempo. Com o jejum e a penitência descobrimos que “não só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Deixamos de comer algo que gostamos, saltamos uma refeição ou mesmo passamos o dia a pão e água e nos dedicamos mais à leitura da Palavra de Deus e à caridade (amor ao próximo). É muito importante que aquilo que deixamos de comer não sirva para aumentar nossas economias, mas seja destinado aos pobres.
Por fim, a Igreja também nos apresenta a esmola como grande ajuda de conversão para este tempo. Esmola vem da palavra misericórdia, caridade. A verdadeira esmola não é dar aquilo que me sobra, mas aquilo que o outro está precisando. Pode ser uma visita aos doentes ou idosos, um dia de serviço à minha comunidade cristã, ou mesmo um bem material como uma feira de compras ou dinheiro. A finalidade de todo exercício quaresmal é justamente a esmola, ou seja, a caridade.
Com estes três instrumentos estaremos preparados para viver este grande retiro e conseguiremos atender ao apelo do apóstolo Paulo: “Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20).




Pe. Emilio Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário