sexta-feira, 8 de abril de 2011

Celebração de preparação para confissão

PARÓQUIA DE JESUS MARIA JOSÉ
RITO PARA RECONCILIAÇÃO DE VÁRIOS PENITENTES COM
CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO INDIVIDUAIS


RITOS INICIAIS

Comentário inicial: Irmãos e irmãs, sejamos todos bem vindos a esta celebração na qual nosso Deus, que é um Pai de misericórdia, nos convida ao arrependimento e à confissão de nossos pecados. Vamos abrir nossos corações a este momento favorável, prestando muito atenção naquilo que estamos ouvindo, cantando e orando, e assim deixar o Espírito Santo nos conduzir à santidade, que é sinônimo de felicidade.

1. Entrada
Uma vida de graça e vitória / É o que Deus tem pra te dar
A condição pra você recebê-la / É a busca da santidade. /
Lutar contra todo pecado / que te separa de Deus / Romper com todas cadeias / Ser livre / e inteiramente
de Deus.
R. Eu quero ser de Deus / Eu quero ser de Deus
   Eu quero viver esse amor!

2. Saudação
PR. A graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador, estejam convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. Oração
PR. Irmãos, peçamos a Deus, que nos chama à conversão, a graça de uma frutuosa e verdadeira penitência.
(Todos oram em silêncio por algum tempo).

PR. Senhor, por vossa misericórdia, livrai-nos de todos os nossos pecados, para que, recebendo o vosso perdão, vos sirvamos com liberdade de espírito. Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

4. Leitura                                                               Ef 5, 1-14
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos,
1sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento – que é um idólatra – são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo o que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.

5. Salmo de resposta                                                   Sl 50
R. Misericórdia, / misericórdia, / porque pecamos.
     Ó meu Senhor, / misericórdia!
ou
R. Piedade, ó Senhor, tende piedade /
     pois pecamos contra vós.

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia,
Na imensidão de Vosso amor purificai-me.
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra Vós, só contra Vós que eu pequei
E pratiquei o que é mal aos Vossos olhos.

3. Criai em mim um coração que seja puro.
Dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de Vossa face
nem retireis de mim o Vosso Santo Espírito.

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com um espírito decidido.
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar
e minha boca anunciará Vosso louvor.

6. Aclamação ao Evangelho
R. Louvor e glória a Ti, Senhor, / Cristo, Palavra de Deus! / Cristo, Palavra de Deus!
Oxalá ouvísseis hoje sua voz:
"Não fecheis os vossos corações!"
7. Evangelho                                 Jo 13, 34-35; 15, 10-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos:
34“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. 15,10Se guardades os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
Palavra da Salvação.

8. Homilia

9. Exame de consciência
- Tenho colocado Deus em primeiro lugar na minha vida ou eu mesmo ou outras pessoas e coisas tem sido mais importantes do que Ele?
- Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado soluções para meus problemas em horóscopos, astrologia, espiritismo, macumba etc? Tenho cultivado superstições?
- Já fiz ou fui cúmplice de comentários desrespeitosos ou piadinhas com as coisas sagradas?
- Participo da Santa Missa todos os domingos? Eu rezo todos os dias, leio a Bíblia?
- Eu honro e respeito os meus pais?
- Sendo pai ou mãe, tenho dado bom exemplo para meus filhos?
- Já tirei a vida de alguém? Já pratiquei ou incentivei o aborto? Feri alguém por palavras ou atitudes? Eu falo mal dos outros? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém? Sei entender que os outros também têm fraquezas ou vivo julgando e condenando as pessoas?
- Como vai o meu namoro ou casamento? Faço da pessoa que está comigo apenas um objeto de prazer para mim? Eu vivo a vida sexual fora do casamento? Pratico atos de impureza: adultério, masturbação, pornografia, prostituição, uso de roupas provocantes? Vivo o homossexualismo? Já desejei ou tenho desejado sexualmente, mesmo em pensamento, uma pessoa casada?
- Destruo meu corpo com vícios, drogas, alcoolismo, violências, etc?
- Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja sem muito valor? Busco pagar minhas dívidas?
- Falo a verdade ou de vez em quando conto mentiras para me beneficiar? Tenho um bom testemunho de vida ou publicamente cometo atos que não são próprios de um cristão?
- Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta? Tenho tido inveja das coisas dos outros?
- Sou guloso, comendo desenfreadamente? Sou preguiçoso?

RITO DA RECONCILIAÇÃO

10. Confissão genérica dos pecados
(Todos se ajoelham ou se inclinam.)
PR. Irmãos e irmãs, confessai vossos pecados, e orai uns pelos outros para conseguir a salvação.

Todos: Confesso a Deus todo-poderoso/ e a vós, irmãos e irmãs,/ que pequei muitas vezes/ por pensamentos e palavras,/ atos e omissões,/ (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria,/ aos anjos e santos/ e a vós, irmãos e irmãs,/ que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

11. Pai Nosso
(Todos ficam de pé.)
PR. Agora, como o próprio Cristo nos ordenou, peçamos junto ao Pai que perde os nossos pecados assim como nos perdoamos uns aos outros.
Todos: Pai nosso, que estais...

PR. Ó Deus, que quisestes socorrer a nossa fraqueza, concedei-nos receber com alegria a renovação que trazeis e manifestá-la em nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

12. Confissão e absolvição individuais
(Reconheça diante do sacerdote os seus pecados. Lembre-se: ele, mesmo sendo pecador, representa o próprio Cristo e recebeu do Senhor Jesus a missão de dar a nós o perdão de Deus. Lembre-se também que você está resguardado(a) pelo sigilo de confissão.)


ATO DE CONTRIÇÃO
Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, não mais pecar. Meu Jesus, misericórdia.


13. Momento de oração durante as confissões individuais
(Enquanto cada um se confessa individualmente, pode-se realizar um momento de oração diante do Cristo Crucificado, alternando cânticos, pequenas leituras, motivações, momentos de silêncio. Seguem abaixo algumas sugestões.)


CÂNTICOS

Ninguém te ama como Eu
Tenho esperado este momento! / Tenho esperado que viesses a mim. / Tenho esperado que me fales. / Tenho esperado que estivesses assim. / Eu sei bem o que tens vivido / sei também que tens chorado. / Eu sei bem que tens sofrido. / Pois permaneço ao teu lado.
R. Ninguém te ama como Eu! (bis) / Olhe para a cruz, está é a minha grande prova. / Ninguém te ama como Eu! / Ninguém te ama como Eu (bis) / Olhe para a cruz foi por ti, porque te amo. / Ninguém te ama como Eu.
Eu sei bem o que me dizes, / ainda que nunca me fales. / Eu sei bem o que tens sentido, / ainda que nunca me reveles: / Tenho andado ao teu lado, / junto a ti permanecido. / Eu te levo em meus braços, / pois sou teu melhor amigo.

Renova-me
Renova-me, Senhor Jesus / Já não quero ser igual / Renova-me, Senhor Jesus / Põe em mim teu coração. / Porque tudo que há / dentro de mim / Precisa ser mudado, Senhor! / Porque tudo que há / dentro do meu coração / precisa mais de Ti.

Tudo é do Pai
Eu pensei que podia viver / por mim mesmo / Eu pensei que as coisas do mundo / não iriam me derrubar. / O orgulho tomou conta do meu ser / e o pecado devastou o meu viver. / Fui embora, / disse: “Ó Pai, dá-me o que é meu! / Dá-me a parte que me cabe da herança”. / Fui pro mundo, / gastei tudo, / me restou só o pecado, / hoje sei que nada é meu, tudo é do Pai.
R. Tudo é do Pai / toda honra e toda glória / é dele a vitória / alcançada em minha vida. / Tudo é do Pai / Se sou fraco e pecador, / bem mais forte é o meu Senhor / que me cura por amor. (bis)

Abraço de Pai
Quanto eu esperei, / ansioso queria te ver / E te falar / o que há em mim, / já não podia me conter. / Me decidi, Senhor, / hoje quero rasgar meu viver / E te mostrar / meu coração, / tudo o que tenho e sou.
R. E por mais que me falem, não vou desistir / Eu sei que nada sou, / por isso estou aqui. / Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim / É muito mais que o meu, / sou gota derramada no mar. / Quanto tempo também o Senhor me esperou, / nas tardes encontrou / saudade em meu lugar. / Mas ao me ver na estrada ao longe voltar / num salto se alegrou / e foi correndo me encontrar. / E não me perguntou nem por onde eu andei / Dos bens que eu gastei, / mais nada me restou. / Mas olhando em meus olhos somente me amou / E ao me beijar, / me acolheu / num abraço de Pai.
LEITURAS

cf. Is 43, 3-5
Eu sou o Senhor, o teu Deus, o Santo de Israel, o teu Forte! Tu és muito precioso para mim, e mesmo que seja alto o teu preço, é a ti que eu quero! Para te comprar, eu dou, seja quem for; entrego nações para te conquistar! Não tenhas medo, eu estou contigo!

cf. Jr 3, 12b-14a
Voltai, é o Senhor que chama, não desviarei de vós minha face, porque eu sou misericordioso, não estarei irado para sempre. Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor.

Tg 5, 16
Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.

Br 4, 27-28
Coragem, meus filhos, clamai a Deus! Ele mesmo que vos provou, se lembrará de vós. Da mesma forma como vos veio, um dia, a ideia de abandonar a Deus, agora procurai-O  com dez vezes maior disposição.


14. Louvor a Deus por sua misericórdia

Salmo 32 (31)
R. Ó, Senhor, sois para mim
     alegria e refúgio.


1. Feliz o homem que foi perdoado
E cuja falta já foi encoberta.
Feliz o homem a quem o Senhor
Não olha mais como culpado!

2. Eu confessei, afinal, meu pecado
E minha falta vos fiz conhecer.
Disse: "Eu irei confessar meu pecado!"
E perdoastes, Senhor, minha falta.

3. Regozijai-vos, ó justos, em Deus
E no Senhor, exultai de alegria!
Corações retos, cantai jubilosos,
Corações retos, cantai jubilos

Nenhum comentário:

Postar um comentário