sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Sentido da Quaresma

PARÓQUIA JESUS MARIA E JOSÉ
PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO – PORTA DOS ADULTOS
INÍCIO DO RETIRO DA QUARESMA - ANO A

01-    VIA-SACRA (Saída do local da catequese)

MOMENTO DE MEDITAÇÃO  COM A PALAVRA DE DEUS
(Igreja)

02-    CANTO DE ABERTURA
Todo povo sofredor o seu pranto esquecerá, pois o que plantou na dor na alegria colherá! (bis)
1. Retornar do cativeiro, Fez-se sonho verdadeiro, sonho de libertação ao voltarem os exilados, Deus trazendo os deportados, libertados pra Sião!
2. Nós ficamos tão felizes, nossa boca foi sorrisos, nossos lábios só canções! nós vibramos de alegria: “O Senhor fez maravilhas”, publicaram as nações!
3. Ó Senhor, Deus poderoso, não esqueçais o vosso povo a sofrer na escravidão.
nos livrai do cativeiro, qual chuvada de janeiro alagando o sertão.
4. Semeando na agonia, espalhando cada dia a semente do amanhã, a colheita é uma alegria, muito canto e euforia: é fartura, é Canaã.

03 - ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO - I
- Escuta Israel, Javé teu Deus vai falar. Fala Senhor Javé, Israel quer te escutar. (bis)

04 - EVANGELHO (1º domingo da Quaresma) Mateus 4,1-11

Celebrante: O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Celebrante: proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.
NARRADOR: Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus:
DIABO: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!”
NARRADOR: 4Mas Jesus respondeu:
JESUS: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. NARRADOR: 5- Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse:
DIABO: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
NARRADOR:  7Jesus lhe respondeu:  
JESUS: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus! ’”
 NARRADOR: 8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse:
DIABO: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”.
NARRADOR: 10Jesus lhe disse:
JESUS: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”.
 NARRADOR: 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
Celebrante: Palavra da Salvação – Glória a vós Senhor





04-   MEDITAÇÃO
·         Silêncio
·         Cantado ou recitado em jogral.
Nós vivemos de toda a palavra que procede da boca de Deus: a Palavra de vida e verdade que sacia a humanidade.
1- Impelidos ao deserto retomamos a estrada que conduz ao paraíso, Nossa vida e morada.
2- As prisões da humanidade assumidas pelo Cristo são lugares de vitória, ele veio para isto!
3- O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas.
4- Celebramos a memória do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo verdadeiro.

05-  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – II
A Palavra está perto de ti em tua boca e em teu coração. (bis)

06-  EVANGELHO (2º domingo da Quaresma) Mateus 17, 1-9
Celebrante: O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Celebrante: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor!
NARRADOR: Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse:
PEDRO: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
NARRADOR: 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia:
DEUS: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
NARRADOR: 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse:
 JESUS:“Levantai-vos e não tenhais medo”.  
NARRADOR: 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes:
JESUS: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.
Celebrante: Palavra da Salvação - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO
·         Silêncio
·         Canto
Então, da nuvem luminosa, dizia uma voz: "Este é meu Filho amado, escutem sempre o que Ele diz!”
1. Transborda um poema do meu coração: Vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção:
2. Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens!Porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção.
3. Vós amais a justiça e odiais a maldade, É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo.
4. Cantarei vosso nome de idade em idade, Para sempre haverão de louvar-vos os povos!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – III
É como a chuva que lava, é como fogo que arrasa.  Tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal.
1. Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei, tenho medo de ouvir teu chamado, virar do outro lado, e fingir que não sei.




EVANGELHO (3º domingo da Quaresma) João 4,5-15.19b-26. 39a.40-42

Celebrante: O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Celebrante: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João. Glória a vós, Senhor!
NARRADOR: Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. JESUS: Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
NARRADOR: 8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus:
SAMARITANA:Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” NARRADOR: De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.  10Respondeu-lhe Jesus:
JESUS: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
NARRADOR: 11A mulher disse a Jesus:
SAMARITANA “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
 NARRADOR: 13Respondeu Jesus:
JESUS: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. 
NARRADOR15A mulher disse a Jesus:
 SAMARITANA “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
NARRADOR: 21Disse-lhe Jesus:
JESUS:  “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
 NARRADOR: 25A mulher disse a Jesus:
SAMARITANA “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”.
NARRADOR: 26Disse-lhe Jesus:
JESUS: “Sou eu, que estou falando contigo”.
NARRADOR: 39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
Celebrante: - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO
·         Silêncio
·         Canto


1- Se conhecesses o dom de Deus, quem é que te diz: Dá-me de beber, és tu que lhe pedirias e Ele te daria
D'água viva, sempre a correr!
Senhor, dá-me de beber, vem e me sacia, em tua fonte viva. Senhor, dá-me de beber, vem e me sacia,
Nesta santa Eucaristia!
2 - Quem crê em Mim, dentro de si terá, meu Santo Espírito, fonte a jorrar, um rio de água viva, capaz de saciar,
a sua sede, sede de Deus

HOMILIA
ASPERSÃO
·         Momento de oração pedindo a graça de Deus em nossas vidas;
·         Canto para aspersão
Eu te peço desta água que tu tens. És água viva meu senhor tenho sede, tenho fome de amor
e acredito desta fonte de onde vens, vens de Deus, estás em Deus, também és Deus e Deus contigo faz
um só. Eu, porém, que vim da Terra e volto ao pó quero viver eternamente ao lado Teu.
És água viva, És vida nova e todo dia me batizas outras vez me fazes renascer, me fazes reviver e quero água desta fonte de onde vens.

PARTILHA
·         Incentivar a partilha de duplas.

ORAÇÃO FINAL
Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
BENÇÃO
·         Por conta do celebrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário