quinta-feira, 14 de abril de 2011

Grupos de Catequese

Os grupos de catequese surgiram como uma necessidade da nossa paróquia de formar liderança leiga. Nosso ideal é formar pequenos grupos bíblicos de 20 pessoas que pudessem se reunir semanalmente para rezar os salmos, ouvir a palavra de Deus e partilhar a vida. Ao procurar pessoas que pudessem ficar a frente destes grupos nos deparamos com nossa carência de líderes. Resolvemos então trabalhar com quem tínhamos e tivemos que formar grupos maiores onde um padre, seminarista ou leigo mais esclarecido assumisse o momento de reflexão; tudo mais estaria por conta dos participantes daqueles grupos. Acreditamos que só assim teremos leigos dispostos a trabalhar pela nossa Igreja.
Cada bairro da sede possui um grupo de catequese com cerca de 50 pessoas: Pinheiro, Sta Luzia, Sto Antônio, Sto Cruzeiro (Centro), Matriz, S. José. Cinco distritos e uma localidade também possuem grupos de catequese com número de participantes variando de 30 a 80: Água Verde, Baú, S. Jerônimo, Dourado, Itacima e Bom Princípio.
Estes grupos têm uma duração média de uma hora e meia começando com o acolhimento das pessoas que vieram e uma oração centrada no canto ou recitação de salmos; depois se faz a primeira leitura, o salmo e o evangelho da missa do domingo posterior. Forma-se grupos de 5 a 10 pessoas para reler os textos bíblicos e partilhar a mensagem que cada um tirou para si. Em cada pequeno grupo é importante ter uma pessoa mais experiente que não deixe alguém monopolizar aquele momento ou nunca partilhe nada. Este momento de partilha deve durar uns dez a quinze minutos. Depois se retorna para o plenário e pede-se que três ou quatro pessoas possam fazer sua partilha com todos os presentes. É muito importante que este momento não seja uma mini-pregação, mas uma partilha feita na primeira pessoa do singular: para mim o texto do evangelho me disse... Eu descobri que o Senhor deseja... Eu não estava vivendo esta palavra que diz...
No final de três ou quatro partilhas o responsável pela reflexão faz uma colocação de quinze a vinte minutos  sobre as leituras utilizando exemplos das pessoas que falaram. Segue-se o cântico do Magnificat, orações espontâneas e a oração final que é retirada da missa do domingo seguinte (oração coleta).
É muito importante que esse momento seja caloroso e partipativo. As pessoas que estão na organização não podem monopolizar, ser frios ou indiferentes aos que vieram do grupo de catequese. Eles devem organizar o ambiente de oração com as cadeiras ou bancos dispostos em círculo; preparar uma mesinha para colocar uma tolha, uma vela, uma Bíblia e um ícone ou imagem de Jesus e Nossa Senhora; acolher as pessoas; arrumar o lanche numa outra mesa que será colocada no centro das cadeiras após os avisos.
O momento do lanche final faz parte da catequese, não é dispensável ou supérfluo. Assim como nos alimentamos da Palavra do Senhor precisamos nos alimentar de momentos de convivência informal com os irmão. É o tempo que vamos nos conhecer mais, saber das alegrias e dificuldade dos que rezaram conosco ou simplesmente espairecer um pouco.
Cada membro do grupo de catequese é convidado ter a participar de uma das equipes de organização:
                            1. Santa Marta
                            2. Santa Cecília
                            3. Santo Estêvão

Retornar              Avançar

Nenhum comentário:

Postar um comentário