quinta-feira, 14 de abril de 2011

Apresentação do Projeto

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19).
Jesus ressuscitado deu essa ordem aos Apóstolos. Desde então a Igreja não se cansa de percorrer as estradas do mundo convidando todos os homens e mulheres e a se tornarem discípulos de Jesus, cristãos que seguem o Senhor com fé, amor e esperança na comunidade que ele fundou, a Igreja Católica.
A comunidade cristã presente em Guaiúba, que se denomina paróquia de Jesus Maria José, decidiu levar mais a sério esta ordem e também sair em missão convidado homens, mulheres e crianças a entrarem num processo de seguimento do nosso Mestre e Senhor, num processo de discipulado. Cada bairro da sede e cada distrito é convidado a formar um grupo de catequese para adultos, jovens e crianças, não em vista de um sacramento, mas em vista do se tornar verdadeiro cristão.
Normalmente quando falamos de catequese pensamos logo em crianças e adolescentes se preparado para receber o sacramento da comunhão ou da crisma, mas o que estamos propondo é algo novo. Nossos grupos de catequese serão para adultos, jovens ou crianças que tenham ou não recebido os sacramentos mas querem conhecer melhor sua fé, querem ler e estudar juntos a Bíblia, formar comunidade, celebrar... Não importa o grau de instrução, a idade, a condição material ou religiosa (solteiro, casado, junto etc.), você é convidado a entrar neste caminho de seguimento de Jesus e ir crescendo na fé para dar sempre novos passos em direção ao Senhor.
Precisamos lembrar, porém, que para isso acontecer é preciso que os cristãos que já estão frequentando nossas comunidades arregacem suas mangas e organizem estes grupos de catequese em cada bairro da sede e em cada distrito de Guaiúba. Neste blog você encontrará tudo aquilo que será necessário nesta primeira fase: roteiro das orações, temas e os subsídios para serem utilizados nas reuniões. Todo o apoio será dado pelo pároco, vigário, seminaristas e equipe de organização do projeto, mas nós não poderemos fazer acontecer as catequeses lá onde cristão católicos não se organizarem.
Por fim, não esqueça que esta é apenas a primeira parte do nosso grande projeto de evangelização que será lançado integramente no final de 2011. Estamos na etapa de formação de novos líderes através dos grupos de catequese. Até o final do ano temos muito para aprender, viver e celebrar.
Que Deus abençoe a todos e derrame sobre nossa paróquia Seu Espírito Consolador para nos tornarmos autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo.


Retornar      Avançar



Nenhum comentário:

Postar um comentário