sábado, 21 de maio de 2011

MARIA MODELO DE MISSÃO


TÚ ÉS FORMOSA, DE BELEZA ENCANTADORA! NENHUM PECADO EMPOBRECEU OS PLANOS TEUS. TÚ ÉS SERVA QUE SE TORNOU UMA RAINHA, TÚ ÉS FILHA TRANSFORMADA EM MÃE DE DEUS. UMA ENTRE TODAS FOI ESCOLHIDA, SERVA PREFERIDA. MÃE DO SENHOR MÃE DO SALVADOR, NOSSA MAE. POR UM DECRETO DO PAI FOI ESCOLHIDA PARA GERAR, O SENHOR QUE É ORIGEM DA VIDA, CHEIA DO ESPÍRITO NO CORPO E NO CORAÇÃO, FOI QUEM MELHOR COOPEROU
A MISSAO DO SEU FILHO, SÓ VIVEU PARA SERVIR O SEU FILHO JESUS. MAE AMOROSA, QUANDO CRISTO MORRIA NA CRUZ ESTAVA ALÍ.”
Depois dessa poesia à Virgem Maria vamos meditar na sua missão. Daísurge a pergunta: qual foi a missão da Virgem Maria?
Desde o ventre da sua mãe, Ana, ela foi escolhida, predileta entre todas as mulheres, escolhida pelo seu criador, pelo seu próprio Filho, que modelou o seu rosto e o contemplou desde sempre.
A Virgem, pura, santa, casta, deu a luz ao menino Deus. Porém, Deus não a submeteu, não a obrigou, na sua liberdade fez o pedido por meio do Anjo Gabriel (Cf. Mt. 1,29-38): “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita sois entre as mulheres”. Certamente, Maria ficou espantada, teve medo e perguntou: “Como acontecerá isso se não conheço homem algum? “ Maria não hesitou e respondeu: “Fiat voluntas tua”, daí vemos a primeira missão da Virgem Maria a de ser a Mãe de Deus, do Salvador, do Libertador, do Messias e na sua liberdade, humildade e obediência. Maria educou, ensinou, criou e cuidou do menino Deus.
A segunda missão de Maria é ser evangelizadora. Depois do anuncio do Anjo ela vai ao encontro da sua prima Isabel (Lc. 1, 39-44.50): Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. (...) Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.
Depois temos o episódio das Bodas de Caná (Jo. 2,1-11). Não tinha mais vinho, Maria ficou preocupada. Vemos, então, a terceira missão de Maria: Intercessora: “Eles não tem mais vinho, mulher a minha hora ainda não chegou.” E Maria disse aos servos: “fazei tudo o que ele vos mandar”. E Jesus transformou água em vinho.
A quarta missão da Virgem Maria é dada por Jesus quando está na cruz (Jo.19, 25-27): “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”. Desde esse momento a Virgem Maria, tornou-se a Mãe da humanidade, co-redentora nossa.
A missão da Virgem Maria foi fazer em tudo a vontade do Pai em todos os momentos da sua vida, até mesmo quando estava ao pé da cruz quando viu seu Filho ali, que dor maior ela não sentiu vendo seu Filho sofrendo e morrendo na cruz, como um ladrão, um malfeitor, que dor imensa Maria não sentiu, por isso, fazer a vontade do Pai em todos os momentos. A lança que traspassou o lado de Jesus na cruz, também, atravessou o coração da Virgem Maria e no silêncio e nas lagrimas
Por isso, Maria deve ser para cada um de nós exemplo de missão, de perfeição e de santidade. Que a Virgem Maria nos ajude na nossa caminhada de cristãos, para em todos os momentos da nossa vida fazermos a vontade do Pai.
Ave-Maria, estrela guia, Mãe admirável que ao Pai me conduz dia-a-dia quero amar-te mais e mais.
Seminarista Marcelo Luiz dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário