sábado, 1 de outubro de 2011

Um povo que produzirá frutos

Homilia do XXVII domingo do Tempo Comum - Ano A

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.

O evangelho de hoje (Mt 21, 33-43) implica sabermos o que é uma vinha na antiguidade e conhecer as passagens do Antigo Testamento (primeira leitura) que aplicam esta imagem ao povo de Deus.
Todos sabem que uma vinha é uma plantação de uva, mas poucos têm conhecimento que uma plantação como aquela descrita no evangelho é rara. Poucos tinham condições de construir um lagar próprio para pisar suas uvas e fazer vinho, e menos ainda conseguir erguer uma torre de guarda para proteger dos assaltantes. O proprietário desta vinha, além de ter muito dinheiro, devia gostar muito dela para fazer tudo isso.
Olhando para primeira leitura (Is 5,1-7) descobrimos que Deus compara seu povo com uma vinha que ele plantou e cuidou muito bem. Aguardava dele frutos doces, justiça e bondade, mas só colheu frutos azedos, injustiça e iniquidade. Por isso, Ele irá entrar em juízo com seu povo (v. 3). Retirará a cerca, deixará de podá-la e não permitirá que chova sobre ela. Sabemos que o Senhor fará tudo isso com a esperança que seu povo se converta, passe a produzir frutos bons e assim continue sendo sua plantação predileta.
O evangelho, mais que uma parábola, narra uma alegoria onde cada elemento tem seu significado. Deus é o proprietário, a vinha é Reino de Deus (v. 43); os arrendatários são as autoridades judaicas da época de Jesus (v. 41) que o rejeitaram e o mataram fora de Jerusalém (v. 39); os servos que vieram pedir o fruto da plantação são os profetas; o outro povo a quem será entregue a vinha são todos aqueles que acreditam em Jesus e formarão a Igreja de Deus. A atenção dos leitores se volta para o filho do dono que é o próprio Jesus.
Os vinhateiros pensavam que matando o herdeiro iriam se apropriar de toda a plantação (v. 38). Jesus então pergunta a seus interlocutores, os sumos sacerdotes e ancião do povo: “Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” A resposta deles (v. 41) os compromete em primeira pessoa, e é a partir dela que Jesus pode emitir a palavra final: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’ Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mt 21,42s).
Esta palavra não é simplesmente de Jesus, é também a da Igreja da época que foi escrito o evangelho. A fidelidade a Deus será decidida não somente a partir da pertença a um povo que não produz frutos de conversão, mas a partir da adesão a Cristo. O evangelho está afirmando que o Reino de Deus será retirado do povo do AT que não aceitou Jesus como Messias, pedra angular, e será dado a um povo que produza frutos. Tal povo é a comunidade dos seguidores de Jesus, independente se são judeus ou gentios, e também é chamado de Igreja (Mt 18, 17; 16,18).
Você que me escuta nesta homilia, você pertence a este povo ao qual foi confiado o Reino de Deus. Você está trabalhando na vinha do Senhor? Quais os frutos que você tem produzido para Deus? Você se apropria dos frutos do seu trabalho ou sabe que parte deles precisam ser entregues ao dono da vinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário