domingo, 17 de fevereiro de 2013

POR QUE SOU CATÓLICO? I

II Encontro.

O Encontro com Cristo: Como Paulo se tornou um
Cristão?

Quem é Paulo?
  • Paulo nasceu em Tarso, região da Cilícia;
  •  Falava e escrevia em grego;
  •  Era fabricante de tendas, profissão que deve ter aprendido do pai a partir dos seus 13 anos, como era costume entre os judeus (At 18,3);
  • Foi educado no Judaísmo desde criança e quando cresceu foi a Jerusalém estudar com o maior mestre da época, Gamaliel (At 22,3)

“Nasci em Tarso da Cilícia” (At 22,3)
  •  Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar  da Itália, com sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem deRoma. Paulo entrou em contato com eles.Como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – passou a morar com eles e trabalhar ali (At 18,1-3).
  •  “Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados e tornei-me zeloso da causa de Deus, como vós o sois hoje (At 22,3)
Atos 9,1-22

1Saulo, entretanto, respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao sumo sacerdote 2 e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse, adeptos do Caminho. 3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4 Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saul, Saul, por que me persegues?” 5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6 Agora, levanta-te,entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8 Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então tomaram-no pela mão e o fizeram entrar em Damasco. 9 Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10 Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” Ele respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele está em oração 12 e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhe as mãos para que recupere a vista”.13 Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus santos que estão em Jerusalém. 14 E aqui, em Damasco, ele tem plenos poderes, da parte dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu
nome às nações pagãs e aos reis, e também aos israelitas. 16 Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”. 17 Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs-lhe as mãos, dizendo: “Saul, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas pela estrada, mandou-me aqui para que tu recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18 Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas, e ele recobrou a vista. Em seguida, levantou-se e foi batizado. 19 Depois, alimentou-se e recuperou as forças. Saulo passou alguns dias com os discípulos que havia em Damasco 20 e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Não é este o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam esse Nome? E não veio aqui, exatamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes?” 22 Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.

Contextualizando

  • Paulo tinha 28 anos de idade e, em nome do Sinédrio, liderava a perseguição contra os cristãos;
  •  Com este objetivo estava a caminho de Damasco da Síria, há mais de 200km de Jerusalém (cf. At 9,1-2; 26,9-12);
  •  Enquanto caminhava ouviu: "Saul, Saul, por que me persegues?" (At 9,4). Jesus se identifica com a comunidade; colocando-se ao lado do perseguido, desaprova o perseguidor;
  • Paulo, além do seu encontro pessoal com Jesus, precisou da mediação de Ananias que representava a Igreja para poder “ressuscitar”. Quando Ananias impôs as mãos sobre Paulo ele voltou a enxergar. Quando ele batizou o ex-perseguidor ele se tornou cristão.
  •  Tudo isso poderia ser resumido com as palavras do próprio Paulo: “Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no filho de Deus que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).
  •  “Tudo aquilo que Paulo faz, parte deste centro. Sua fé é a experiência do ser amado por Jesus Cristo de maneira totalmente pessoal; é a consciência do fato de que Cristo enfrentou a morte não por algo anônimo, mas por amor a ele – Paulo – e que, como Ressuscitado, ainda o ama, ou seja, Cristo se doou por ele. Sua fé é o ser ferido pelo amor de Jesus Cristo, um amor que o perturba até o mais íntimo e o transforma. Sua fé não é uma teoria, uma opinião sobre Deus ou sobre o mundo. Sua fé é o impacto do amor de Deus sobre seu coração. E assim, esta mesma fé é amor por Jesus Cristo.” (Bento XVI, Homilia na abertura do ano paulino)
O cristão Paulo
  •  É um judeu, de influência cultural grega, que encontrou Jesus ressuscitado no caminho de Damasco e passou a ser seu missionário.
  •  É um cristão que nos questiona. O que ele nos diz?
  • O Documento de Aparecida nos diz: “A todos nos toca ‘recomeçar a partir de Cristo’, reconhecendo que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (n. 12);
  • Paulo nos ensina o que significa ser cristão: é recomeçar a partir de Cristo, é encontrá-lo no caminho de Damasco;
  •  Paulo nos ensina a fazer e cultivar o encontro que funda o nosso ser cristão.
  •  Paulo nos ensina que é preciso empenhar-se para que muitos homens e mulheres façam este experiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário