domingo, 26 de janeiro de 2014

MISSA DE POSSE PADRE EMILIO CESAR


SEXTA-FEIRA DA 2A SEMANA DO TEMPO COMUM
S. FRANCISCO DE SALES, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

PRONUNCIAMENTO FEITO NO FINAL DA MISSA
Messejana, 24 de janeiro de 2014.



1Sm 24,3-21
Mc 3,13-19

“Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3,14).
Imagino que os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição estejam curiosos para conhecer quem são os dois padres que iniciarão seu ministério justamente hoje, dia de S. Francisco de Sales, e o que eles pretendem fazer na paróquia. Antes, porém, de falar sobre isso, permitam-me saudar aqueles que vieram de longe participar desse momento tão especial para mim e Pe. Daniel:
-          Fieis de Guaiúba;
-          Fieis de Parajurú (antiga paróquia que Pe. Daniel servia como diácono);
-          Família de Fortaleza
-          Autoridades civis.
O novo pároco fez um longa experiência na Comunidade Shalom (15 anos) onde aprendeu os fundamentos da vida cristã: fraternidade, oração, serviço ao próximo, amor pela Igreja... Mas não conseguiu se encontrar como padre nesta realidade eclesial, sentia necessidade de pastorear um povo. Por isso, após a experiência de um ano nas áreas pastorais de Guagalajara e Parque Potira com Pe. Angelo Stefanini, assumiu a paróquia de Guaiuba. Foi lá que ele aprendeu a exercer seu ministério de pastor. E para isso, contou com a caridade e a paciência dos católicos guaiubenses que o aceitaram com suas limitações e qualidades, bem como com seu empenho de professor na Faculdade Católica de Fortaleza. Pelo fato de Pe. Emilio ser muito tímido, inicialmente o povo estranhou, mas com o passar do tempo percebeu que atrás de seu jeito recatado existia um pastor desejoso de ensinar o povo os caminhos de Deus. O melhor testemunho que posso dar a vocês desta verdade é a presença dos meus antigos paroquianos nesta missa, cerca de duzentos. Acredito que seja importante destacar esta minha característica. Algumas reações que tenho são frutos da timidez, mas podem ser interpretadas de outra forma quando não se sabe disso.
Quais os nossos planos para Messejana? Em primeiro lugar queremos ouvir vocês e conhecer as comunidades com seu povo, as pastorais, os movimentos... a dinâmica própria da paróquia. O que fazem e por que fazem assim? Só depois iremos propor as mudanças que julgarmos necessárias, mas sempre em espírito de comunhão. Tentando não nos impor sobre a comunidade e não deixando que outra pessoa faça isso. Mas juntos com vocês discernirmos aquilo que Deus quer para nós.
Para fazermos isso numa paróquia e em qualquer realidade eclesial, é indispensável prestar atenção ao evangelho de hoje. Jesus não escolheu os mais capacitados mas "quem ele quis". A vontade de Jesus é a fonte última do ministério dos 12 apóstolos e também do nosso. Não somos os melhores, nem os mais capacitados, somos simplesmente aqueles que Jesus quis chamar para um ministério e dissemos sim, apesar da nossas fraquezas. O ministério dos apóstolos inclui dois aspectos importantes: estar com Jesus e sair em missão pregando a Boa nova (cf. Mc 3,14). Os Apóstolos e seus sucessores nunca podem deixar de ser discípulos de Jesus (estar com ele) porque se não sua missão ficaria sem força, sem testemunho. Nós padres e agentes de pastorais que participamos desse ministério apostólico, pelo sacramento da ordem e por delegação, respectivamente, precisamos entender isso. Para que uma pessoa seja discípula de Jesus precisa estar inserida em uma comunidade cristã onde leia a palavra de Deus com os irmãos, partilhe seu entendimento, tente vivê-la neste meio, celebre o dia do Senhor (domingo), procure mudar a realidade de morte que existe ao seu redor instaurando o Reino de Deus. Se alguém pensa que já está tão formado – porque participou de diversos cursos, ou fez teologia – que não precisa mais disso, se engana. Precisamos descobrir um jeito para nossa paróquia, toda ela, se tornar discípula de Jesus. Assim nossas pastorais serão mais frutuosas e nossa paróquia terá uma fé viva, fruto de um encontro com Jesus que está vivo na comunidade.
Este é nosso único plano para Messejana, ajudar os cristãos católicos se tornarem discípulos de Jesus para que possam ser excelentes missionários e cidadãos responsáveis.



Pe. Emilio Cesar
Início do ministério de pároco de Messejana


Nenhum comentário:

Postar um comentário